Vidro temperado quebra ou não quebra sozinho?
Consumidores de vidros tradicionais já sabem que o vidro temperado é até cinco vezes mais resistente que o vidro comum. E também já conhecem o fato que, quando quebrado, seus estilhaços são pequenos e arredondados, reduzindo o risco de ferimentos graves do tipo provocado pelos vidros comuns, que se partem em pedaços grandes e pontiagudos.
Uma discussão que existe há décadas é se o vidro temperado chega a quebrar sozinho, com referência a esse vidro estourar sem que não haja ninguém por perto ou sem que a pessoa que o esteja manuseando provoque esse fato de alguma maneira.
A questão se acentua nestes tempos em que câmeras de todo tipo estão ligadas praticamente todo o tempo. Várias imagens circulam mostrando vidros temperados “estourando” sem motivo aparente, inclusive os aplicados em laterais de automóveis.
Especialistas mundiais, entretanto, garantem que o vidro temperado nunca quebra sem um motivo, apesar de que isso aparentemente ocorra. Geralmente as quebras estão associadas a estes quatro motivos:
Quebra por dilatação de materiais
O vidro tem coeficiente de dilatação relativamente baixo, se comparado a outros materiais. A alvenaria e os caixilhos (madeira, ferro, metal, alumínio etc.) dilatam de formas diferentes entre si. Por isso, é importante deixar a folga necessária entre o vidro e a alvenaria ou caixilho. Caso contrário, pode ocorrer a quebra pela pressão de outros materiais sobre o vidro.
Quebra por contato com metal
O contato direto do vidro com a cabeça de um parafuso de metal ou outro tipo de suporte metálico pode ser causa de quebra. O contato desta peça com o vidro pode gerar pontos de tensão no momento da dilatação do metal. Além disso, o atrito deste material com o vidro pode arrancar microlascas do vidro. O indicado é usar calços, borrachas, silicones e arruelas plásticas que impeçam o contato direto do parafuso com o vidro.
Quebra por presença de sulfureto de níquel
Em raríssimas situações, o vidro pode conter sulfureto de níquel. Daí, o aumento da temperatura faz esse componente se dilatar, provocando fissuras que podem quebrar o vidro.
Quebra de microlascas por atrito
A dica é para portas de abrir ou de correr, como boxes de banheiro, fechamentos de vãos ou vitrines. O ideal é que essas peças de vidro passem por manutenção periódica para a regulagem de roldanas e aperto de ferragens e dobradiças. É importante que não haja atritos do vidro temperado com o chão ou com a parede. Sucessivas pancadas nas bordas podem arrancar microlascas do vidro e fazê-lo com que se quebre.
Entre em contato conosco pelo telefone 11 3843-5063, pelo e-mail contato@supportglass.com.br ou acesse nossa página de Produtos clicando aqui.
Comments