Cobertura de vidro e os cuidados que devem ser observados
A cobertura de vidro, de longe, é a melhor opção para quem pensa em deixar seu espaço com total aproveitamento ao máximo da luz solar. Além de praticidade, versatilidade e sofisticação, esse tipo de cobertura proporciona a elaboração de um espaço com aspecto contemporâneo.
Ele simplifica a integração entre os espaços internos com um grande aproveitamento da iluminação do ambiente e também para as plantas que ficam no lar.
Existem ainda alternativas dos vidros seletivos, que, mesmo concedendo a entrada de luz natural, propicia maior bem-estar e controle na entrada de raios solares.
Sendo assim, se você almeja inserir essa peça no seu projeto do seu escritório, lar ou casa comercial, mas possui dúvidas sobre qual material deve usar, entre outras questões, nos acompanhe neste artigo.
5 cuidados para ter com a cobertura em vidro
Não usar vidro temperado
Ainda que alguns vidraceiros indiquem, o vidro temperado não é recomendado para coberturas de vidro. Mesmo que proporcione bastante resistência, quando há rupturas, sua forma se fragmenta em pedaços pequenos e pouco cortantes.
No entanto, ainda assim, consegue provocar cortes profundos, principalmente se os cacos caírem de uma altura grande.
Estar atento às normas técnicas de instalação
Não é apenas usar o vidro laminado em cobertura para atender automaticamente todas as exigências das leis técnicas.
É necessário também compreender se a espessura do vidro é adequada ao tamanho da chapa. Isso porque quanto maior a chapa a ser inserida na cobertura, mais espesso deve ser o vidro. Há um catálogo na lei especificando esse cálculo.
A altura influencia no tamanho da estrutura de suporte
Caso o planejamento de cobertura calcule a instalação em altura grande, ela deve ser adaptada e pensada conforme o tamanho da estrutura de suporte no da instalação.
Variadas regras técnicas da área de esquadria especificam os cálculos adequados para uma base instalada em gráficos com grandes ventanias que suporte tamanho e peso.
Em certos casos, é recomendado que toda a estrutura seja testada em laboratório, principalmente se criada para essa finalidade.
Não esquecer das cargas de vento que o vidro precisa suportar
Vidro tem mais peso que outros materiais transparentes, assim como acrílicos e policarbonato. Contudo, a estrutura que o peso adicional do vidro requer é vantajosa também para auxiliar todo o conjunto a suportar outras categorias de esforços, incluindo a carga de vento.
Saber qual o tipo de material usado para a cobertura de vidro
O vidro laminado é o tipo de material mais utilizado para produzir as coberturas de vidro. Afinal, ele promete mais resistência e durabilidade do que os demais.
De fato, a cobertura de vidro laminado tem ótima resistência a raios solares e a chuva. Isso deixa uma opção para locais onde há maior variação térmica e climática.
Além disso, dá um aspecto mais natural ao ambiente, permitindo melhor possibilidade para espaços apertados ou mais amplos.
Ambientes que podem ter uma cobertura de vidro
- Ambiente externo: a luz solar natural que passa pela cobertura de vidro. Isso porque é infalível em áreas como terraços e varanda.
- Ambiente interno: pode ser usado, por exemplo, em espaços como cozinha, corredor, sala de jantar, sótão e área gourmet, proporcionando, dessa forma, a entrada de luz ilumine o ambiente.
- Garagem de veículos: além de proteger o veículo da chuva, proporciona a entrada de luz natural na entrada do seu imóvel.
Cobertura de alumínio e vidro: aposte nessa tendência
Vários projetos já estão usando a cobertura de alumínio e vidro. Locais como casas, escritórios, consultorias, casas comerciais, shoppings centers, prédios residenciais, supermercados e etc.
Nas casas, por exemplo, essa cobertura auxilia na luminosidade da fachada do lar. Afinal, ninguém quer ter a entrada de seu lar escura demais.
Vantagem de coberturas de vidro
Aproveitamento da luz natural
Proporciona a passagem de luz e, consequentemente, o benefício de diminuir a utilização da iluminação artificial durante o dia, potencializando a iluminação natural em abundância
Economia de energia
Com a cobertura de vidro que possibilita a entrada de total de luz solar para o interior do espaço, ele se transforma em uma alternativa sustentável, onde ilumina o ambiente, diminuindo o consumo energético.
Espaço comercias, por exemplo, podem substituir por essa alternativa, considerando que é bem mais econômica.
Ambientes mais leves
Isso ocorre porque o vidro proporciona a visualização de todo o externo, elaborando a sensação que o espaço é bem maior e consequentemente, mais leve.
Com uma equipe experiente e devidamente treinada, a Support Glass está sempre pronta para melhor atendê-lo. Entre em contato conosco pelo telefone 11 3843-5063, pelo e-mail contato@supportglass.com.br ou acesse nossa página de Produtos clicando aqui.
Comentarios