top of page

A segurança por trás dos vidros temperados e laminados



As peças de vidro não são apenas bonitas, mas também seguras e funcionais! Entretanto, não é qualquer lâmina de vidro que apresenta tais características e você vai entender o porquê.


Vários segmentos de mercado trabalham muito com essas peças para projetos que exigem segurança reforçada e certa sofisticação – como é o caso de tampos de mesas ou portas (o tampo não pode quebrar facilmente com diversas pessoas ao redor da mesa).


O avanço tecnológico no setor vidreiro têm criado processos que geram peças reforçadas, prontas para garantir conforto e tranquilidade a qualquer projeto que precise. Certamente, promove estética e funcionalidade.

O que é que esse vidro tem?

Os vidros temperados ou laminados, são utilizados na maioria dos projetos e ambos têm diferenças consideráveis que se ajustam a cada projeto. Confira!

Vidro temperado


Este nome deve ser familiar, pois é o vidro de segurança mais utilizado em praticamente todos os segmentos. Ele possui este nome, justamente por passar pelo processo chamado de têmpera.

Neste processo, o vidro comum é passado através de roletes de cerâmica e atravessa um forno em temperatura acima de 650ºC, sendo resfriado em seguida.


É neste processo que ele adquire as características de segurança. O vidro temperado é altamente resistente, se comparado ao comum em até 5x e, no caso de acidentes, os pedaços são menores e com menos potencial cortante, ideal para divisórias de ambiente, janelas laterais de ônibus, tampos de mesas, acabamentos de eletrodomésticos, balcões de refrigeração, etc.

Vidro laminado


Como o próprio nome já diz, ele possui mais de uma lâmina em sua composição. Duas placas são unidas por uma camada de PVB (polivinil butiral) ou EVA (acetato de vinila), materiais altamente resistentes que irão manter essas duas faces fixadas.


Esse tipo de vidro pode ser também multilaminado, onde é aplicada várias camadas de vidro e resina. Temos também a variação de vidro temperado-laminado que é o uso do vidro temperado para a execução das camadas.


Esta combinação ajuda a evitar danos durante acidentes, já que os pedaços que se quebram são inofensivos e pouco cortantes.


Além disso, o vidro laminado também tem alto potencial de filtragem de raios ultravioleta do sol, garantindo a segurança térmica em 99% dos casos, sem impedir a luz natural de entrar. É muito utilizado em guarda-corpos, escadas e fachadas.


De olho na matéria-prima


Saber a procedência do material utilizado é de suma importância para qualquer projeto, pois a segurança de pessoas estará em risco. A qualidade utilizada na produção dessas peças de vidro são essenciais para o funcionamento durante o dia-a-dia.


Acidentes acontecem e o que pode ser feito é a prevenção. No caso, avaliar a qualidade e origem dos vidros que serão utilizados na aplicação em seus produtos, além da adaptação deles perante o projeto, se o formato está de acordo com o solicitado e se ele é o tipo escolhido pelo equipe técnica.


Erros devem ser evitados neste momento, pois em algumas aplicações, a utilização desse tipo de vidro é inevitável, como por exemplo:


Divisórias de ambiente de vidro temperado: em caso de quebra, pode evitar danos maiores às pessoas ao redor, já que seus cacos não oferecem perigo;


Projeto de um quiosque de shopping com vidro laminado: além de garantir a segurança de que ninguém irá roubá-lo, também assegura que nenhuma pessoa possa escorregar, cair e se machucar quebrando o vidro.


Com uma equipe experiente e devidamente treinada, a Support Glass está sempre pronta para melhor atendê-lo. Entre em contato conosco pelo telefone 11 3843-5063, pelo e-mail contato@supportglass.com.br ou acesse nossa página de Produtos clicando aqui.

Comentarios


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page